sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) lançou neste mês um documento que pretende orientar os países membros sobre qual a Educação que queremos para a geração de crianças e jovens no bicentenário da Independência nas Américas. O texto se chama “Metas 2021: A Educação que Queremos para a Geração dos Bicentenários” e está disponível online.

Fazem parte da OEI os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Em 2008, na 8ª Conferência Ibero-americana de Educação, os integrantes da organização celebraram um acordo, e o documento pretende servir como apoio para sua implantação.
A organização convida os profissionais de Educação, grupos de professores, pais e mães a enviarem suas opiniões sobre o projeto expresso no documento. Veja o site da OEI. 
Em dezembro, o documento final será apresentado a chefes de Estado, na Argentina. A pretensão da organização é que, a partir de então, os governos adotem práticas que levem à conquista das metas para a Educação.

Metas
 
A OEI propõe uma série de metas para os países membros. São elas:
- Envolver a sociedade nas políticas para a Educação
- Educar na diversidade
- Ampliar o acesso à Educação Infantil
- Universalizar a Educação Básica e melhorar sua qualidade
- Assegurar que todos os alunos alcancem as competências básicas
- Melhorar o acesso dos jovens ao ensino técnico-profissional
- Alfabetizar e educar ao longo de toda a vida
- Cuidar do desenvolvimento profissional dos professores
- Contribuir para a configuração do espaço ibero-americano do conhecimento e para a pesquisa científica
- Conseguir mais recursos para a Educação e investir melhor
A intenção, segundo o documento, é melhorar a qualidade e a equidade de oportunidades na Educação, para fazer frente à pobreza e à desigualdade.
Para a OEI, garantir esses compromissos significa a superação de dois grandes desafios: recuperar o atraso acumulado durante o século 20; e enfrentar os obstáculos do século 21, como mudanças tecnológicas, desenvolvimento científico e novas formas de acesso ao conhecimento e à informação.

Ponto de partida
 
O texto traz também o retrato da atual situação educacional dos países ibero-americanos sobre Educação Inicial, alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos. E uma comparação entre os cenários dos países.
É possível ainda ter estimativas dos custos da adoção das metas, conhecer as fontes de financiamento sugeridas para que os compromissos sejam efetivados e verificar os métodos de avaliação de cumprimento das metas proposto pela OEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário